- Local:
- Huíla
- Data e Hora
- Ter, de de 09:22
- : min
O Hospital Central do Lubango Dr. António Agostinho Neto teve a honra de organizar a 1ª Edição do Congresso dos Hospitais da Região Sul de Angola, associado à 1ª Conferência sobre Qualidade e 1º Fórum sobre Investigação Científica Operacional em Saúde.
Um Olhar sobre a Inovação, Gestão da Qualidade e Investigação Científica Operacional nas Organizações de Saúde. Que Caminhos? foi o lema que escolhemos, porque “a visão do PNDS configura a saúde como um factor incontornável do desenvolvimento global do País e da justiça social, promovendo o acesso universal aos cuidados de saúde, assegurando a equidade na atenção, melhorando os mecanismos de gestão e de financiamento do Sistema Nacional de Saúde, oferecendo serviços de qualidade, oportunos e humanizados, na perspectiva do combate à pobreza e do reforço do bem-estar das populações”.
Em relação aos Cursos pré-congresso foi definido o número limite de vagas e as equipas de formadores-convidados, de acordo com as competências específicas das suas áreas de actuação, liderados por um especialista-sénior. Organizados em 16 módulos de curta duração, (mínima de 4h e máxima de 10 horas), incidindo sobretudo na aquisição de novas habilidades nos profissionais na área da emergência e consequente melhoria do desempenho (Triagem, doente crítico, politramatizado e POCUS), Metodologia de investigação científica e Tratamento de Dados em Saúde e Medicina baseada na evidência. Em alguns módulos os formandos foram submetidos a uma prova de conhecimentos teóricos e práticos, sendo requisitos para a aprovação um resultado final de 70% nas duas componentes, com direito a um certificado de aproveitamento.Participaram nos cursos 843 formandos.
No Congresso participaram 440 inscritos. O programa científico foi largamente concretizado e destacamos o elevado nível científico das comunicações, criteriosamente avaliados por pares da Comissão Científica, evidenciando a vontade dos participantes em melhorar as suas competências de gestão e organização da assistência hospitalar, a adopção de melhores práticas no tratamento dos doentes - de acordo com o estado da arte - e consequente melhoria de organização e gestão das unidades do SNS.