Sistema de Gestão da Qualidade
Segundo os requisitos da Norma ISO 9001:2015
O Hospital Central do Lubango implementou o sistema de gestão de qualidade no serviço de urgência e consulta externa segundo a Norma ISO 9001:2015, visando o cumprimento de protocolos clínicos e monitorização constante dos indicadores, de forma a melhorar continuamente a gestão organizacional, para atingir os objectivos seguintes:
- Assegurar uma assistência médica e medicamentosa diferenciada.
- Tratar os utentes com qualidade e segurança, desenvolvendo uma cultura de risco.
- Assegurar a sustentabilidade através de uma gestão eficaz dos recursos.
- Promover a comunicação eficiente com os utentes e colaboradores.
O Sistema de Gestão da Qualidade do HCL é baseado em três níveis de controlo:
Nível 1 Depende dos profissionais médicos e de enfermagem e é feito em autocontrolo no momento da prestação de serviços ao utente, com base em protocolos documentados e nas competências adquiridas.
Nível 2 Validação do autocontrolo por pares, realizada todos os dias na reunião matinal com a Direcção Geral.
Nível 3 Realizado uma vez por mês pelas comissões técnicas, por amostragem, sobre processos clínicos fechados e resultados obtidos.