- Publicado em:
- 08 de Julho de 2025
Na manhã desta terça-feira, 8 de Julho de 2025, a Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Lutucuta, presidiu à cerimónia de inauguração das novas instalações da Morgue e do Serviço de Fisioterapia do Hospital Central do Lubango, acompanhada pelo Director Nacional dos Hospitais, Dr. Benedito Quintas, pelo Governador da Província, Eng.º Nuno Mahapi Dala, pela Vice-Governadora para o Sector Político, Social e Económico Maria Chipalavela e pelo Director Provincial da Saúde, Dr. Paulo Luvangamo.
A nova Morgue, situada na cave, nas imediações do Serviço de Endocrinologia, conta com uma sala de câmaras mortuárias equipada com 24 gavetas, cinco gabinetes destinados à medicina legal, uma sala de formação, sala de autópsias, duas salas de reconhecimento e uma capela.
Já o Serviço de Fisioterapia, situado na cave, adjacente a entrada principal, possui quatro consultórios, três salas de tratamento, um ginásio e duas salas especializadas para atendimento juvenil, consolidando-se como o segundo centro do país com oferta de tratamentos diferenciados nesta especialidade.
Durante a cerimónia, a Ministra da Saúde caracterizou o Hospital como uma infraestructura emblemática que tem estado a dar suporte de alta complexidade a região sul do país, com áreas diferenciadas como a quimioterapia, UTI e hemodiálise, suportados por serviços modernos de apoio ao diagnóstico.
A governante sublinhou que a nova Morgue vai além da simples conservação de corpos, ao incluir condições para a prática da medicina forense, no âmbito de uma parceria com os Serviços de Investigação Criminal.
No final do acto, a Ministra enalteceu o trabalho da Professora Lina Antunes, que com sua liderança forte tem sabido guiar muito bem o processo e aproveitar as potencialidades da Unidade.