- Publicado em:
- 21 de Abril de 2025
Na segunda-feira, 14 de abril, foi reinaugurada a Área Comparticipada do Hospital Central do Lubango, no âmbito da política nacional de diversificação e reforço dos mecanismos de financiamento em saúde. A partir de agora, os utentes poderão participar nos custos dos serviços prestados, a preços devidamente subvencionados.
A tabela de preços, aprovada pelo Governo Provincial, prevê que os valores arrecadados sejam destinados, prioritariamente, ao pagamento dos salários dos profissionais contratados a termo certo, garantindo maior sustentabilidade e qualidade no atendimento.
Anteriormente, todos os custos relacionados ao internamento e aos serviços ambulatórios hospitalares eram integralmente suportados pelo Orçamento Geral do Estado (OGE).
A Área Comparticipada dispõe de quartos de internamento com uma cama hospitalar individual, permitindo a presença de um acompanhante. Os quartos estão equipados com televisão, frigobar e casa de banho privativa, proporcionando maior conforto ao utente e à sua família. A escolha por este serviço é facultativa, mantendo-se a possibilidade de internamento na área gratuita do hospital.
Notícias
Notícias
08 de Maio de 2025
Hospital Central do Lubango e UKB iniciam Projecto de Investigação sobre Cancro em Albinos
No âmbito de um financiamento das fundações Gulbenkian e La Caixa denominado We’Forward será lançado no dia 9 de maio um projecto de Investigação Científica que pretende melhorar a Capacitação dos profissionais sobre o Câncer nas pessoas portadoras de Alb
08 de Maio de 2025
Angola está representada pela primeira vez no grupo dos formadores internacionais do CanReg 5
O CanReg é uma das ferramentas estatísticas de registo do câncer mais utilizadas no mundo, reconhecida pela IARC (Agência Internacional para a Investigação do Câncer).
08 de Maio de 2025
Cirurgião oncológico brasileiro reforça parceria com HCL para formação
O cirurgião oncológico brasileiro Dr. Florentino Cardoso, realizou uma missão de 15 dias ao Hospital Central do Lubango, com o objetivo de avaliar a viabilidade de uma parceria para a formação de quadros na área de oncologia, especialmente em cirurgia oncológica.