- Publicado em:
- 21 de Abril de 2025
Com o apoio do Instituto Angolano de Controlo do Câncer e do Instituto de Oncologia do Porto, o HCL inicia tratamento do câncer com quimioterapia.
Foi criada uma sala com o objectivo de tratar os cinco principais tipos de câncer na região: mama, próstata, esófago, colo do útero e sarcoma de Kaposi. Esta sala representa um ganho significativo para os utentes e seus familiares, porque reduz as despesas de deslocação e alojamento ao recorrer ao tratamento em Luanda.
O próximo passo é a implementação do tratamento por radioterapia.
“Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas o primeiro passo foi dado. A inauguração desta sala representa um avanço enorme para a saúde na nossa província,” afirmou a Directora Geral “, no acto de inauguração na presença de suas Excelências Sr. Governador da Província da Huíla Eng. Nuno Mahapi Dala e o Secretário do Estado para Área Hospitalar Sr. Leonardo Europeu Inocêncio, no dia 26 de Setembro de 2024, dia nacional do trabalhador da saúde.
Notícias
Notícias
08 de Maio de 2025
Hospital Central do Lubango e UKB iniciam Projecto de Investigação sobre Cancro em Albinos
No âmbito de um financiamento das fundações Gulbenkian e La Caixa denominado We’Forward será lançado no dia 9 de maio um projecto de Investigação Científica que pretende melhorar a Capacitação dos profissionais sobre o Câncer nas pessoas portadoras de Alb
08 de Maio de 2025
Angola está representada pela primeira vez no grupo dos formadores internacionais do CanReg 5
O CanReg é uma das ferramentas estatísticas de registo do câncer mais utilizadas no mundo, reconhecida pela IARC (Agência Internacional para a Investigação do Câncer).
08 de Maio de 2025
Cirurgião oncológico brasileiro reforça parceria com HCL para formação
O cirurgião oncológico brasileiro Dr. Florentino Cardoso, realizou uma missão de 15 dias ao Hospital Central do Lubango, com o objetivo de avaliar a viabilidade de uma parceria para a formação de quadros na área de oncologia, especialmente em cirurgia oncológica.